segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TEORIA DO CAMPO CONCEITUAL

Obstáculos epistemológicos e didáticos

A formação do Espírito Científico, que é considerada umas das principais produções, tem exercido considerável influência na área educacional devido a sua originalidade, clareza literária e bom humor.
Ela pode ser dividida em três tipos de obstáculos:
• Ontogênica - limitação do próprio indivíduo propondo atividade para auxiliar
• Didática – a escolha de um determinado conteúdo do próprio sistema de ensino acaba propondo esse obstáculo
• Epistemológica – advindas do próprio conhecimento matemático, coisas que fizeram parte do conceito matemático na construção é encontrada na história. Os textos matemáticos, tal como são apresentados pela comunidade científica, passam por um processo de redação traduzido pelas demonstrações e por toda a forma valorizada pelos paradigmas da área. Assim para estudar o conceito de obstáculo epistemológico, com referência à formação dos conceitos matemáticos, é preciso distinguir o processo primário da descoberta das idéias com a sua apresentação formalizada por um texto. Os avanços, retrocessos, dúvidas e erros matemáticos, praticamente, desaparecem no resultado final apresentado pelo texto científico. Se por um lado, os obstáculos epistemológicos têm raízes históricas e culturais, por outro, estão relacionados também à dimensão social da aprendizagem. Muitos deles estão próximos de representações elaboradas pelo imaginário do sujeito cognitivo. É nesse quadro que surgem dificuldades decorrentes de conhecimentos anteriores, bloqueando a evolução da aprendizagem.
• Dificuldades em dar sentido a quantidades negativas
• A ambigüidade do zero absoluto e do zero como origem, os números naturais é mais concreto porque o aluno associa-se os números com a quantidade, a dificuldade vem a partir da quarta série o grande desafio em aprender os números inteiros.
É preciso estar atento às diferentes fontes de dificuldades na aprendizagem escolar, e uma das principais críticas quanto à utilização da idéia de obstáculo epistemológico para interpretar o fenômeno da aprendizagem escolar é a forma precipitada com ela é transferida no contexto histórico da filosofia das ciências para o contexto pedagógico.
O obstáculo epistemológico é cuja rejeição precisou ser integrada explicitamente no saber transmitido; esses podem ser identificados pelas dificuldades do matemático para superá-los na história.
Os obstáculos didáticos são aqueles que nascem da escolha de estratégias de ensino na assimilação do conteúdo, mostrar onde o conteúdo possa ser usado no dia-a-dia, no caso há formação de conhecimentos errôneos ou mesmo incompletos, tanto didáticos como epistemológico não podem ser evitados na construção de um saber; cabe ao professor reconhecê-los com a finalidade de identificar as dificuldades de seus alunos.
O ponto também que devemos citar é a parte do aluno, o professor que prepara a aula, estuda a melhor forma para que o aluno venha a entender porem quando o professor chega para dar sua aula, o aluno nem presta a atenção, não estuda, ou seja, não quer nada com nada, a culpa do aprendizado não cabe somente ao professor, o aluno tem que fazer a parte dele, ele tem o direito à aprendizagem, mas sempre deve ir além do que é exposto a ele, o aluno tem que se conscientizar que ele esta na sala de aula para adquirir o conhecimento, a escola nem sempre é um lugar prazeroso, mas ela tem que estar em harmonia com o aluno e professor, uma busca perfeita para aprendizado esta na sintonia que age de forma conjunta, aula dialogada com exposição de atividades, debates, propor exemplos e a partir daí o professor possa aos poucos identificando onde está a maior dificuldades por parte de seus alunos.
Pressuposto básico (Vergnaud,1990) conceito muito no campo numérico com bases nos (teoria dos campos conceituais) conhecimentos como centro no tempo conceitual, ele têm que ser desenvolvido ao longo dos anos, processo em que para que haja aprendizagem o aluno precisa estar no processo de maturação ao longo do tempo, o aluno têm que ser revisado (desenvolver o processo expiral) para chegar ao processo de experiência.
A matemática tem dois alicerces, a do campo conceitual das estruturas multiplicativas e o campo conceitual das estruturas aditivas. A teoria dos campos conceituais foi desenvolvida para estudar as condições de compreensão do significado do saber escolar pelo aluno. O objetivo dos campos dos conceituais é uma questão pedagógica fundamental e de interesse especial para a didática matemática, pois um dos seus objetivos é justamente estudar condições que possam favorecer a compreensão das características essenciais dos conceitos pelos alunos.
Esses campos são associados às estratégias dos professores, a forma didática de como será a abordagem dos conteúdos em sala de aula, isso tem que ser compreendido de forma clara para os alunos, o professor antes de tudo precisa compreender as estruturas básicas no campo conceitual das estruturas aditivas, exporem seus exemplos de forma ordenada e aplicar atividades.
As dificuldades apresentam na maneira dos professores explicarem os conceitos das operações matemáticas, o aluno aprende que a soma é somente juntar quantidades, acrescentar o que não é verdade, ou seja, serve para o conjunto dos números naturais, e quanto for para outro conjunto como os dos números inteiros o aluno passam a ter problemas. Nesse sentido é apropriado planejar situações que favoreçam a expansão do significado do conceito para o aluno, em cada situação os conceitos mostram-se através de suas particularidades, estabelecendo as condições de aprendizagem.

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